Home Data de criação : 07/08/26 Última atualização : 11/10/17 11:17 / 3 Artigos publicados

Porque Tentar?  escrito em quarta 29 agosto 2007 19:47

Blog de nacionalizarehpossivel :Interessado em dupla-cidadania portuguesa? Te ajudo a encontrar informações e documentos!, Porque Tentar?

Apenas algumas das vantagens que vêm com o passaporte português: 

  1. Direito de fixação de residência e  livre trânsito em Portugal ou em países da União Européia
  2. Acesso à saúde, ensino e outros direitos públicos.
  3. Facilidades concedidas aos portugueses residêntes fora do país em relação à qualidade de ensino. 
  4. Novo posicionamento de Portugal no quadro da União Européia.

   Nacionalidade ou a cidadania - duas expressões para designar a mesma realidade - são marcas da relação de pertinência do indivíduo a uma comunidade e, desde logo, a um determinado Estado. A integração de Portugal na União Européia e o desenvolvimento do País nos últimos anos conduziram a um crescimento sensível dos pedidos de atribuição e aquisição da nacionalidade portuguesa por parte de descendentes de cidadãos portugueses e de cidadãos estrangeiros casados com portugueses. As dificuldades criadas aos que pretendem emigrar e a turbulenta situação de alguns lugares do mundo têm, podem ter justificado, em outro sentido, essa mesma atitude.

   O cidadão português é considerado um cidadão da União Européia, e por este motivo têm livre acesso, podendo resídir em qualquer um dos países integrantes deste tratado, como também usufruir dos direitos da nacionalidade portuguesa. A integração de Portugal na União Européia facilitou o acesso ao ensino, e melhorou as condições de saúde pública. Isto pode ser considerado mais um atrativo a estrangeiros interessados na obtenção da nacionalidade.

   Tendo obtido a cidadania e tido seu passaporte Europeu emitido você poderá viajar como turista com direito de permanência de até 3 meses nos USA e Canada - sem direito a trabalhar ou estudar, que exigiria visto também de Europeus. No caso da Europa, depois de estabelecido em um determinado país e solicitado permanência estaria com situação regular também para trabalhar tendo todos os direitos de cidadão Europeu.

                          

 

permalink

Como posso ajudar?  escrito em domingo 26 agosto 2007 18:58

Blog de nacionalizarehpossivel :Interessado em dupla-cidadania portuguesa? Te ajudo a encontrar informações e documentos!, Como posso ajudar?

 Voce encontra nesse blog todas as informações que precisa pra iniciar seu processo, encontrar documentos etc... sem ser pagar nada por isso. No caminho encontrará sites, pessoas físicas e até empresas que cobram um valor irreal, eu preferí agir sozinha e, é possível. 

 Tenho um grande prazer em ajudar a localizar documentos que podem mudar a vida de quem os possui, como foi pra mim, depois de ter retornado de Londres por estar sem vísto e sem poder continuar meus estudos em uma cidade que simplesmente adoro, encontrei os documentos de meus antepassados, então porque não fazer isso também por outros?

                        

                              Passo a Passo

Então vou te ensinar a como encontrar vc mesmo a certidão da qual precisa sem ter que pagar a ninguém por isso, nos sites abaixo vc encontra endereço, telefone e email de todos os conselhos(cidades), por exemplo: "Tras os Montes" é uma freguesia que possui muitos conselhos então vc terá que contactar todos eles se não souber exatamente onde está a certidão que procura, se o único nome que tiver esse. Vá ao Wikiédia, digite Tras-os-montes e vai conseguir saber cada um dos conselhos os quais vc deve contactar.
 
Se o nome da região onde seus ancestrais nasceram não consta na lista de emails fornecida pelo site abaixo, então é uma comunidade, se for assim faça como informei acima.

Se preferir ligar eles são muito prestativos e os cartórios são chamados de Conservatórias de Registro civil. No último site vc encontra instruções sobre como pedir sua nascionalidade, esse procedimento vale apenas para pedidos feitos em Lisboa na CRC central, pode ser via procuração ou correio, é a forma mais fácil, rápida e barata, fazendo tudo sem depender do Consulado.
 
Pode pedir a certidão por telefone ou pelo próprio site (pedido de certidões ou certidões on line)

 

   Email de cartórios de Conselhos(cidades) em Portugal
   Endereço e telefone dos mesmos
   Quem e como naturalizar-se português

 

         Se informe em sites atuais, de preferência portugueses.

 

    Tire suas dúvidas quanto a ter direito ou não no link abaixo:

       http://www.dgrn.mj.pt/rcentr/lei_nacio_inter.htm

 

    Onde e como solicitar? Já não é mais tão complicado! Veja:

       http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=8684

    

A certidão de nascimento do seu ancestral português é a primeira necessidade para ser possível iniciar seu processo. Boa Sorte!

 

permalink

Como obter Nacionalidade Portuguesa?  escrito em domingo 26 agosto 2007 17:05

Blog de nacionalizarehpossivel :Interessado em dupla-cidadania portuguesa? Te ajudo a encontrar informações e documentos!, Como obter Nacionalidade Portuguesa?

 

 

 

 

Você tem um dos avós ou bisavós Portugueses? Já pensou em residir em qualquer país da União Europeia legalmente?

Sim é possível, mas você vai precisar de alguns documentos e informações. Eu posso ajudar

   
 
 
 
 

  É possível efetuar seu pedido diretamente na Conservatória

de Registros Centrais em Lisboa, via procurador ou

correspondencia, e/ou via consulado Portugues no Brasil.

Apenas pedindo diretamente em Lisboa é possível solicitar de

avô diretamente para neto, como explicado abaixo.

 
 
Cidadão Estrangeiro, Descendente de Portugueses
 

  Quem?

  • Indivíduos nascidos no estrangeiro com pelo menos um avô ou avó de nacionalidade portuguesa;
  • Maior de 18 anos ou emancipado;
  • Conheça a língua portuguesa; (comprovado com histórico escolar)
  • Não tenha sido condenado pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, pela a lei portuguesa.

  O que precisa?

É necessário apresentar um requerimento dirigido ao Ministro da Justiça, redigido em língua portuguesa, explicando por que pretende ter nacionalidade portuguesa, com os seguintes elementos:

  • Nome completo, data de nascimento, Estado, naturalidade, nacionalidade, filiação, profissão, residência actual, indicação dos países onde residiu;
  • Número, data e entidade emitente do título de autorização de residência, passaporte ou documento de identificação equivalente;
  • Assinatura. (O requerimento deve ser assinado quando se dirigir aos serviços competentes, abaixo indicados, na presença de um funcionário. Já se o processo for iniciado por um procurador, a assinatura deve ser previamente reconhecida presencialmente por um funcionário competente, num dos locais de entrega do pedido, mencionados abaixo. Caso o procurador seja um advogado ou um solicitador este reconhecimento não é necessário).

  O requerimento deve ser acompanhado pelos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento do Interessado;
  • Certidões de Nascimentodo avô ou avó português;
  • Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa (este documento pode ser emitido por um dos Centros de Exameautorizados);
  • Certificados do Registo Criminalemitidos pelos serviços competentes portugueses, do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde tenha tido residência.

  Onde?

O processo é iniciado num dos seguintes locais, onde é apresentado o requerimento para aquisição de nacionalidade por naturalização:

Em alternativa, pode-se enviar o requerimento, juntamente com os documentos, por correio para a Conservatória dos Registo Centrais.

fonte: Portal do Cidadão pt - atualizado em 05-01-2007

permalink

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para nacionalizarehpossivel

Precisa estar conectado para adicionar nacionalizarehpossivel para os seus amigos

 
Criar um blog